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Marketing Digital

12.08.20206 min

Carrossel no Instagram: saiba o que é e como usar o recurso

É importante frisar que essa é uma rede social está constante evolução.

Esse é mais um recurso interessante disponibilizado pelo Instagram e que você pode adicionar na estratégia de Marketing Digital da sua empresa. Quer saber o que é um carrossel, quando usá-lo e outras ferramentas oferecidas dentro da rede social? Basta continuar com a leitura! 

Já comentamos, em diversas oportunidades – inclusive aqui no blog, que a sua empresa precisa marcar presença nas redes sociais: com bons conteúdos, sempre de acordo com as preferências do seu público-alvo. Dessa forma, é necessário pensar em estratégias e usar todos os recursos possíveis: para que esses conteúdos sejam cada vez mais atrativos. Falando especificamente do Instagram, é importante frisar que essa é uma rede social que oferece as mais variadas ferramentas aos seus usuários, é dinâmica, está constante evolução e de olho nas tendências do mercado. Algo que é um forte do aplicativo é a interação. São muitas as ferramentas que proporcionam essa troca, essa conversa e, até mesmo, um relacionamento próximo entre empresas e clientes. E isso é ótimo, não é mesmo? Afinal, é extremamente importante criar um relacionamento com a audiência, gerar engajamento, conhecer melhor as pessoas que buscam seus produtos e serviços e, inclusive, aumentar as vendas. Bom, levando tudo isso consideração, acreditamos que é de extrema relevância entender melhor sobre esses recursos e aplicá-los em benefício do seu negócio. Hoje, como foco principal desse artigo, vamos apresentar algumas informações sobre o carrossel: o que é, como usar, quando usar e também outros recursos disponíveis nessa rede social. Se interessou? Continue a leitura! 

Carrossel no Instagram – Você sabe o que é?

É um recurso que proporciona que você publique mais de uma foto ou vídeo no feed e, para vê-las, basta usar o dedo para passar as imagens. Através dessa técnica, você pode deixar as suas publicações mais atrativas, com mais informações e com filtros. Lembrando que é possível publicar 10 fotos em uma única vez.

Carrossel no Instagram – O que vale à pena postar?

Nós já abordamos em outros artigos a importância de ter um bom planejamento para as redes sociais: independente de qual seja. Levando esse aspecto em consideração, você deverá inserir os carrosséis dentro desse planejamento: pensando em um conteúdo atrativo para o seu público-alvo, com uma linguagem adequada e de preferência de forma que cada imagem seja um complemento para a outra. 

Carrossel no Instagram – Em quais momentos é interessante usar?

Não tem muito segredo. Você pode usar esse recurso das mais variadas maneiras. Mas, de forma geral, existem algumas situações que o carrossel se faz uma ferramenta muito útil. Abaixo nós listamos algumas das situações:

1 - Passo a passo (Imagine que você tem uma empresa que oferece produtos para maquiagem. Você pode usar o carrossel para explicar o passo a passo de uma maquiagem para o dia a dia. Dessa forma na primeira imagem você colocará o título ou que você pretende mostrar: “Passo a passo de uma maquiagem para o dia a dia” arraste para o lado. Na sequência você pode apresentar os produtos e como usá-los. No final é sempre legal deixar uma ação: “curta, comente, salve e compartilhe). 

2 - Catálogo de produtos (Você também pode usar o carrossel para divulgar os produtos e serviços da sua empresa, as ofertas da semana, os mais vendidos, entre outros. No final, é interessante colocar uma chamada incentivando as pessoas entrarem em contato para adquirir). 

3 - Vídeos que se complementam (Sim, também é possível subir vídeos no formato carrossel. E aqui não tem erro: basta escolher vídeos que se complementam). 

4 - Imagens que registram um evento (Sua empresa promoveu ou participou de algum evento? Para não postar uma foto por vez, você pode escolher as melhores e postar uma única vez). 

5 - Dicas (Vamos dar um exemplo na nossa área de marketing com o tema: “dicas de como melhor utilizar as ferramentas do Instagram” arraste para o lado. Listamos as dicas e fechamos com as ações que já comentamos acima). 

Outros recursos do Instagram – Stories:

Dentro dos stories você encontrará uma grande quantidade de recursos para registrar o dia a dia da sua empresa. É possível fazer vídeos, publicar imagens, usar filtros, hashtags, boomerang, entre outras ações. Recursos que são muito legais e que podem ser utilizados para você conhecer melhor o seu público são as enquetes, as caixas de perguntas, entre outros. Dessa forma, você prepara perguntas ou cria temas de acordo com o que precisa saber sobre a sua audiência.  

Outros recursos do Instagram – Reels:

Você provavelmente já ouviu falar do Reels! Mas sabe do que se trata? De forma bastante simplificada, é a ferramenta de vídeos curtos do Instagram que chegou para concorrer com o Tik Tok. O legal é a possibilidade de promover a inserção dessa ferramenta na estratégia de Marketing da sua empresa. Você pode criar vídeos do dia a dia de trabalho, mostrar os resultados de um processo e, até mesmo, conquistar novos clientes. Lembrando que aqui é algo mais descontraído, informal e divertido. Mais uma vez #ficaadica sempre respeite o perfil do seu público-alvo e crie conteúdos que sejam relevantes para ele. 

Outros recursos do Instagram – Shopping: 

Comentamos no início desse artigo, que o Instagram sempre inova e se adapta muito bem às demandas apresentadas pelo mercado em que está inserido. Dessa forma, quem usa o aplicativo sempre vai encontrar algo de novo.  Um recurso bastante interessante para empresas é o Instagram Shopping. O que é? Basicamente é um espaço destinado para você criar a sua loja ou vitrine. Ou seja, as pessoas que seguem o perfil da sua empresa podem ver os produtos e também realizar a aquisição sem sequer sair do aplicativo. Obviamente que há outros recursos dentro do Instagram Shopping. Mas de forma geral, essas são as principais funções.  

Outros recursos do Instagram – IGTV: 

Assim como o recurso Reels é uma resposta ao concorrente Tik Tok, o IGTV vem com o objetivo de tentar alcançar Youtube oferecendo, dessa forma, a possibilidade dos usuários de postarem vídeos mais longos, entre outros recursos. 

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A Caravela nasceu com um propósito: fazer diferente no seu mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Sabemos por que a sua empresa deve estar na Internet e como deve estar para se diferenciar. Somos especializados nos quatro pilares da Comunicação Integrada no Marketing: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade e Propaganda. Algumas Agências até têm coragem para vencer desafios: nós temos o hábito! Entre em contato conosco e saia na frente! Encontraremos a solução ideal para gerar resultados ao seu negócio! 

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