logo caravela

Marketing Digital

12.08.20208 min

Como Criar Relacionamento Digital com os seus Stakeholders

Pensou empresa de marketing, pensou Caravela!

Uma empresa tem proprietários ou acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores e todos estes e outros públicos também podem ser chamados de stakeholders e é sobre isto que falaremos neste post. A expressão do inglês é composta de duas palavras: stake, que significa interesse, risco ou participação. Já holder é aquele que possui. Portanto, a figura do stakeholder representa aquele que tem interesse ou participação em um negócio. Pode ser um grupo, pode ser uma só pessoa. Assim como os funcionários, os fornecedores e os consumidores, todos têm papel fundamental e único no contexto. As áreas da Comunicação,Administração e Tecnologia da Informação são as que geralmente reconhecem as figuras dos stakeholders. É uma prática nova no mundo corporativo mas que vem ganhando cada vez mais espaço. Você sabe quem são os seus stakeholders? Sabe como identificá-los? É o que você vai descobrir nas próximas linhas!

 

Como CriarRelacionamento Digital com os seus Stakeholders

Quem são os seus Stakeholders?

 

Os stakeholders geralmente são reconhecidos e valorizados em organizações que adotam o modelo empresarial stakeholder. Neste tipo de gestão, a empresa é vista como uma organização social e como tal, precisa trazer pelo menos algum tipo de benefício a todas as partes interessadas. Dentro desta filosofia de responsabilidade social, há várias medidas que podem ser adotadas. O lucro obtido é dividido de maneira proporcional, de acordo com a participação de cada grupo. O lucro não é o objetivo principal deste tipo de modelo de negócio. A prioridade também é agregar valor, por meio da promoção de bem-estar e de avanços e progressos na área onde a empresa ou o projeto está inserido. A gestão dos stakeholders geralmente é compartilhada ou participativa e leva em conta estes diversos objetivos do negócio. O setor de gestão de projetos da empresa é o responsável por identificar e mediar este relacionamento da organização com os stakeholders.

 

Como CriarRelacionamento Digital com os seus Stakeholders

Quem são os seusStakeholders ?

Identificando oPúblico

 

Este mapeamento é fundamental, pois amplia a visão do negócio e as medidas necessárias para atender aos interesses de todos os envolvidos. Não é um processo unilateral.Todos precisam estar incluídos neste olhar empresarial com responsabilidade social. Podem ser stakeholders de um projeto: gestores de diversos setores, colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes, proprietários, acionistas, sindicatos, ONGs, Associações, além do Estado e da imprensa. Todos podem atuar positiva ou negativamente sobre o desempenho de um negócio ou projeto.Identificar os seus stakeholders o quanto antes significa poder falar com todos eles desde o início, gerando integração e otimização da gestão. Além disso, teóricos atribuem graus de classificação aos stakeholders, como: dependência, classificação e interferência, o que varia de acordo com a participação de cada grupo no projeto ou no negócio.

 

Como CriarRelacionamento Digital com os seus Stakeholders

Como Saber

Liste todos os possíveis interessados. O brainstorm ou enxurrada de ideias é uma ótima técnica para o início deste levantamento, anotando o que vem à mente, quando pensamos em prováveis stakeholders, sem descartar nenhuma possibilidade, por mais estranha que ela pareça ser. Quanto mais gente pensando, melhor e mais rico é este resultado. Sabendo quem são os afetados pelo projeto, é importante tentar compreender os diferentes tipos de interesses de cada um. Stakeholders podem ser facilitadores ou obstáculos e é isso que precisa ser compreendido também nesta etapa: quem se enquadra em qual quesito. Dividir a lista em impactos positivos e impactos negativos ajuda a organizar este raciocínio. O grau de influência de determinado grupo pode, inclusive fomentar ou inviabilizar um projeto. Também por isso, é tão importante ter este diagnóstico o quanto antes.Listar e organizar estas possibilidades é o segundo passo desta tarefa.Fornecedores, governo e clientes são exemplos de stakeholders externos, que não devem nunca serem negligenciados: atenção!

Vamos pensar em uma atividade de desmatamento ou de extração mineral: a comunidade da área explorada forma um stakeholder importantíssimo, porque pode ser favorecida pelo sucesso da atividade econômica, como pode sofrer as consequências ambientais que venham a ocorrer. Trata-se de um público fortemente impactado e que não pode ser ignorado. E este é apenas um exemplo básico.

Identificar quem são os seus stakeholders representa mais informação para o processo de tomada de decisão. São dados que trazem uma visão mais ampla das vantagens, dos riscos e dos aliados do projeto. É assertividade para encontrar soluções para possíveis problemas. É eficiência que representa sucesso para o trabalho.

 

Como CriarRelacionamento Digital com os seus Stakeholders

Entendendo esteModelo Empresarial e o Planejamento de Comunicação

 

Associado à ideia de brainstorm, listagem, classificação e organização de uma lista de prováveis stakeholders, uma pesquisa de mercado e benchmarking com a concorrência pode agregar e muito a esta etapa. Quanto mais formas de investigar, mais dados você terá para elaborar suas estratégias, incluindo o planejamento de comunicação. Saber quem são seus stakeholders significa entender quem é o seu público-alvo também.

 

Como CriarRelacionamento Digital com os seus Stakeholders

O Marketing           

Do panfleto que você pegou no semáforo ao anúncio no intervalo do telejornal: tudo é marketing. E no caso do marketing tradicional, campanhas pequenas a enormes são possíveis de serem executadas, com as mais diferentes estratégias. Gastar mais ou gastar menos vai depender das possibilidades do orçamento e de quanto de público você quer atingir. Enquanto isso, a comunicação online é um novo jeito de fazer publicidade e propaganda. E a ordem agora é criar e manter relacionamento com o consumidor. Desenvolvimento Web –do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, links patrocinados, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são algumas ferramentas. É o marketing online a serviço do relacionamento digital com os seus stakeholders.

 

Como CriarRelacionamento Digital com os seus Stakeholders

A Publicidade e Propaganda 

Tornar público ou propagar uma notícia, uma ideia, um evento, produto, serviço, marca ou profissional. Esta é a função da publicidade e propaganda. Navegação que para ser bem-sucedida, utiliza como instrumentos, a criatividade e as técnicas de comunicação. As ferramentas são muitas: Rádio, TV, Jornais, Revistas, Outdoor, peças impressas (flyers, folders), design de rótulos, desenvolvimento de marcas e branding. É claro que cada caso é um caso e quem vai definir isso também é o público-alvo. Todo este arsenal citado até aqui faz parte da comunicação off. É útil e assertiva, especialmente se a definição de público-alvo estiver certeira. A propaganda geralmente conversa com o público que ainda não migrou de vez para a internet. Investir em publicidade e propaganda representa sepreocupar em atender a este também importante público.

 

Como CriarRelacionamento Digital com os seus Stakeholders

A Assessoria para Definir Caminhos

Para compreender o que está errado e o que precisa sermodificado na sua estratégia de negócio. Para conhecer a sua concorrência e de que maneira ela interfere nos seus resultados. Você já sabe que são inúmeros caminhos possíveis de seguir.  É aí que esta a consultoria especializada, feita por quem realmente entende, pode trazer total diferença. É a possibilidade de entender o mercado no qual está inserido, enxergar o posicionamento da sua empresa diante deste mercado, avaliar a visibilidade da sua marca, mensurar a força dos concorrentes e de que maneira ela pode impulsionar você também.Conhecer pontos fortes e pontos fracos do seu negócio e como equilibrá-los, além de acompanhar o panorama econômico e como tê-lo a seu favor são as principais vantagens desta análise. Trata-se de um diagnóstico que vai permitir trabalhar as ferramentas de comunicação de forma mais assertiva e eficaz, sejam elas da propaganda ou do marketing, falando com os públicos corretos.

 

Como CriarRelacionamento Digital com os seus Stakeholders

A Comunicação Interna

Ela valoriza o capital humano das instituições, que é o bem mais precioso delas. Equipe unida é equipe mais eficiente e equipe mais eficiente é aquela que produz mais e melhor. E comunicação é essencial para este processo de entrosamento que vai refletir diretamente na qualidade da comunicação que é destinada ao público que está da porta para fora da empresa, ou seja, com o público externo e fornecedores. Agilidade, precisão, interação, engajamento e transparência:itens obrigatórios para todos os envolvidos no processo.

Como CriarRelacionamento Digital com os seus Stakeholders

Venha para a Agência Caravela e descubra!

Com quase uma década de história contada pelo nosso portifólio rico e variado, temos profissionais no atendimento publicitário que se dedicam a entender a sua necessidade e propor as melhores soluções. Temos jornalistas para produção de conteúdo exclusivo para a sua empresa. Temos analista de planejamento estratégico, designers para criação das peças, consultor de marketing digital, desenvolvedores e programadores para sites e aplicativos, além de designer UX para somar a tudo isso, a oferta da melhor experiência. Oferecemos, todas as etapas, desde a pesquisa de mercado, passando pelo planejamento empresarial, marketing estratégico, chegando até a comunicação visual e todos os elementos e mídias que vão aproximar o seu trabalho do seu público. Vindo para a Caravela, você vai ter acesso a um universo muito diferente das agências de publicidade convencionais que você já conhece. Planejamento estratégico, publicidade e propaganda e marketing digital: a Caravela é a agência de conteúdo, agência demarketing, agência full service mais completa da região! Pensou empresa demarketing, pensou Caravela!

 

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul,1.182, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br

Confira mais informações e dicas em nossas Redes Sociais:

Facebook: www.facebook.com/agcaravela

Instagram: @agenciacaravela

Blog: www.agenciacaravela.com.br/noticias


 

Solicitar Orçamento

Envie sua mensagem preenchendo os campos abaixo

, -
- CEP