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Marketing Digital

12.08.20207 min

Como Garantir a Confiança do Usuário em Marketing Digital

O MKT de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e manter relacionamento.

Ele está por todos os lugares, faz parte da nossa vida, mesmo sem a gente perceber. Aquele banner no site que acessamos sempre, o e-mail marketing na nossa caixa de entrada ou o remarketing nos fazendo lembrar daquela oferta que vimos ontem mesmo mas que ficamos para decidir depois sobre:tudo isso é marketing digital e as estratégias são inúmeras. Com a democratização do acesso à internet, o aumento do e-commerce e esta mudança toda no comportamento do consumidor que gerou a migração para o mercado online,o marketing digital é comunicação cada vez mais utilizada para falar com este novo e exigente público. Mas, como garantir a confiança do usuário em marketing digital, seja ele o anunciante, seja ele o consumidor? A boa notícia é que isso é possível sim, tornando o processo seguro e transparente para ambas as partes.É importante saber que em marketing digital, nada é por acaso. Tudo é sondado, calculável, mensurável. Daí é permitido afirmar que confiar no marketing digital é uma questão matemática para quem contrata e de construção de relacionamento com quem consome, com quem faz parte do seu público-alvo. É um caminho a ser construído.

 

Como Garantir a Confiança do Usuário em Marketing Digital

O que é o Marketing Digital

 

Marketing é derivado do inglês, market, que quer dizer mercado. Explicando melhor: é o estudo e a avaliação de mercado que permitem entender as diferentes formas como empresas e consumidores lidam nesta relação de compra e venda. O marketing é o responsável por criar no imaginário do público-alvo, desejos que se transformam em necessidades, que são atendidas por meio do consumo de bens ou serviços. Até então as estratégias de comunicação eram as mídias tradicionais: TV, rádio, jornal impresso, revista, além de materiais de apoio como flyers, folders, cartões de visita, etc. Com o advento da internet, teve abertura o marketing digital, focado no público que está sempre conectado nos meios online: sites, redes sociais e blogs, para citar alguns exemplos. Neste post, nos concentraremos no marketing web ou marketing digital. Vamos entender a seguir, algumas ferramentas básicas desta engrenagem.

 

Como Garantir a Confiança do Usuário em Marketing Digital

SEO

SEO é o Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site deforma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank, uma forma de rankeamento deste material todo. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes e em posições diferentes. Conhecer as palavras-chave mais utilizadas para a busca de determinado tema ou informação é fator determinante para o sucesso do processo de marketing de conteúdo. O SEO, pensando inicialmente para sites também é aplicável ao conteúdo das redes sociais, com mecanismo semelhante. O SEO nos permite saber sobre quais assuntos as pessoas estão pesquisando mais, de que maneira estão pesquisando mais e gerar assim, conteúdo para satisfazer a estas necessidades.

 

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SEO para Adwords

Adwords é o sistema do Google onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google através do AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa “vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos do Google (por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário).Isso é marketing de conteúdo. O Google utiliza o sistema de pontuação de0 a 10 que é o PageRank, o rankeamento. Baseado em diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será a posição conquistada na busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de pagar links patrocinados, anunciar no Google e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. Conteúdo original, de qualidade e constantemente atualizado, utilizando as palavras-chave mais buscadas, contribuem para um bom rankeamento.

 

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Marketing de Conteúdo

 

O marketing de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados e em tempos de tanta competitividade, ser visto pode ser cada vez mais difícil, especialmente na internet, um universo amplo e disputado. Temos públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo credibilidade de forma gradual. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é diferente. É aí que entra o marketing de conteúdo, considerado o combustível do marketing digital. Vale para redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. Vamos tomar como exemplo o Google, que utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank. Baseado em diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será aposição conquistada na busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de pagar links patrocinados e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. Viu só quantas possibilidades?! E além disso, é importante lembrar que o marketing de conteúdo, além de satisfazer às buscas e ao rankeamento do Google, mais do que isso, traz materiais que conversam com os anseios do consumidor, com o que ele quer ler ou saber mais. A partir do momento em que sua empresa começa a responder e a satisfazer a estas buscas, quando elas são feitas, essa presença na “solução” destes problemas vai fortalecendo este relacionamento e consequentemente, sua marca, sua identidade e seu posicionamento neste mercado. É a construção da confiança do consumidor no que você divulga e consequentemente, no seu trabalho, no seu produto ou serviço. Isso resume parte da tônica do o que é marketing digital ou webmarketing. O marketing de conteúdo gera autoridade para você, anunciante.

 

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Mensuração de Resultados

Quem contrata uma campanha de marketing digital tem acesso a todos os resultados. São métricas e relatórios que dão informações precisas sobre o número de pessoas atingidas, por dia e horário. O perfil do público pode ser definido antes mesmo da campanha, proporcionando ações feitas diretamente para públicos-alvo,   um diferencial importantíssimo em relação ao marketing tradicional que tem restrições para esta assertividade. Além disso, o investimento em marketing digital pode ser diário, baseado nestas mensurações e nas respostas do mercado.Ferramenta flexível, o marketing digital disponibiliza diversas estratégias, para pequenas, médias e grandes empresas, com garantia de confiança. 

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