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Publicidade e Propaganda

12.08.20208 min

Como usar o QR Code e Obter Benefícios para a Empresa

O QR Code é capaz de proporcionar diversos benefícios ao seu negócio.

Sabe aquela imagem, uma espécie de gravura que indica que devemos posicionar o aparelho celular com a câmera aberta para a leitura?Então, o QR Code – Quick Response Code foi criado ainda no século passado, na década de 1990. O QR Code é um gráfico 2D, que pode trazer diversas informações, como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone. A leitura é feita por meio de aparelhos específicos para isso, por app qr code, os aplicativos instalados nos smartphones ou pela câmera fotográfica que faz esta transmissão de dados. É uma tecnologia que pode ser utilizada por diversos segmentos, tanto do setor de produtos, quanto do setor de serviços e para múltiplos objetivos. É moderno, é acessível e é eficaz.

 

Como usar o QR Code e Obter Benefícios para a Empresa

Para que serve o QR Code?

As funções são múltiplas. Na mídia impressa: jornais, revistas ou panfletos, por exemplo, os códigos QR podem trazer um conteúdo extra, além daquele divulgado. Em embalagens de produtos, o QR pode levar a uma página com mais informações ou para uma promoção, também. Em um outdoor, o QR Code pode dar acesso a um vídeo que traz mais detalhes sobre determinada campanha ou ação publicitária. Ele também pode estar em um cartão de visitas, em cardápios, nos estacionamentos ou em outros tipos de comunicação impressa, inclusive do ponto de vendas. Uma das novidades mais recentes foi o uso do QR Code pelo WhatsApp, como forma de sincronizar o app com o computador, para os usuários que querem fazer uso do aplicativo no PC. Deu muito certo!

 

Como usar o QR Code e Obter Benefícios para a Empresa

Características do QR Code

 É uma ferramenta interessante, versátil e que pode ser utilizada de maneira convergente, com inúmeras plataformas de comunicação, tendo em vista os exemplos dados. Além disso, outra vantagem é a facilidade de uso, uma vez que o QR Code não necessita da digitação de um endereço para acesso a determinado conteúdo. Ao invés desta digitação, chatinha de ser feita, especialmente em smartphones, com o QR Code, basta iniciar o aplicativo de leitura, apontar a câmera do aparelho para um QR, ler código QR Code e aguardara exibição do conteúdo respectivo. Outro benefício é que a geração de QR Codes é simples. Há sites específicos para isso e esta geração é feita a partir de informações como um endereço web, texto, número de telefone ou SMS. Acessar também é fácil. Aparelhos de celular mais novos já possuem aplicativos leitores da tecnologia. Aparelhos mais antigos necessitam de um programa compatível para a operacionalização da ferramenta.

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Como Funciona o QR Code

Cada código QR tem uma espécie de margem, que delimita onde ele começa e onde ele termina. Nos quatro cantos dessa delimitação existem caixinhas menores, que ficam sempre em destaque. São elas as responsáveis pelo formato do código e também por mostrara sua função. É ali que se consegue registrar se o QR será em letras ou números. São nessas extremidades também que sabemos o caminho que ele seguirá para ser decodificado. As outras partes da imagem possuem a informação dele, que são colocadas em pequenos módulos, os bytes. Ao todo são 8 bytes em um QR. Além disso, no canto dos códigos existem algumas regiões que determinam qual a sua versão, como 21x21módulos ou até mesmo 177x177. Atualmente são 40 tipos diferentes de QR Codes existentes. 

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As Vantagens do QR Code

É mais uma ferramenta de comunicação que pode atuar na melhoria da identidade, na divulgação da marca e na proximidade com o público. O código pode ser utilizado para levar o consumidor até um site ou outro conteúdo relacionado com o seu trabalho. Além dos exemplos de aplicabilidade citados já aqui, o QR Code pode estar em uma etiqueta de roupa e quando acessado, contar em vídeo a história daquela coleção, como foi concebida, os materiais utilizados e os conceitos difundidos naquele trabalho. Eles podem ser usados em utilidades como weblinks, em SMS. e-mail ou até mesmo para que o consumidor possa marcar um evento em sua agenda. O QR Code também pode ser usado para garantir a entrada em eventos e manter o controle da quantidade de pessoas que estão na festa. É uma alternativa arrojada e que também traz economia, por ocupar menos espaço em publicações e poder ser inserido em diversos locais, gerando a possibilidade de conteúdo extra, de complementação de informação ou até atualização.

 

Como usar o QR Code e Obter Benefícios para a Empresa

Dicas para Utilizar da Maneira Correta

O primeiro passo é conhecer quem será atingido com a estratégia, se possível por meio de definição de público-alvo e de persona, tanto para seu produto ou serviço, mas principalmente para a ação específica a ser realizada. Isso é fundamental para garantir participação e engajamento na iniciativa. Como já dissemos, o QR Code é simples e fácil de ser utilizado, mas ainda assim, pede requisitos básicos como conexão com a internet e um aparelho celular preparado com qr code leitor.Faixas etárias jovens e adultas tendem a ter mais afinidade com a ferramenta.  Há ainda determinados nichos mais favoráveis ao sucesso do uso desta ação de marketing digital. Áreas de moda, comunicação, games, tecnologia e estilo de vida são interessantes para a aplicabilidade. Outras informações como faixa de renda, perfil de consumo e interesses de determinado público são importantes na hora de traçar a estratégia. De que maneira utilizar um QR Code faz diferença no alcance e no retorno da iniciativa. Determinados públicos são mais impactados por revistas ou jornais. Outros podem ser mais facilmente atingidos em banners ou outdoors. Há ainda o público digital, que vai preferir receber um e-mail ou acessar o código por rede social. Além da escolha da mídia para distribuição do código, o conteúdo também deve fazer sentido, ser relevante e muito bem pensado dentro do critério de Jornada de Compra. Para isso, informação, criatividade e uma do sede autoridade  são essenciais para fazer o cliente acessar seu código. A beleza também pesa e é aí que entra o design, que deve conversar com o conteúdo e complementar a comunicação. O botão CTA –call to action é a ordem que muitas vezes o cérebro precisa para dar o próximo passo e acessar o conteúdo oferecido, o grande objetivo da ação. Após a divulgação do QR, é necessário fazer a mensuração de resultados, por meio de monitoramento constante. Com ferramentas específicas, como o Analytics, é possível obter os resultados do uso do QR Code no marketing, sabendo quantas pessoas acessaram o link, quais páginas visitaram, quantas converteram na página, enfim, é um demonstrativo dos resultados obtidos, passo a passo,  dia adia. Por tudo isso, trata-se de uma estratégia flexível e que pode ser aplicada em inúmeras situações, com certeza de bons resultados. Não é difícil encontrar na internet, ferramentas, sites e aplicativos para produção de QR Code. Mas na dúvida de qual estratégia adotar e de quando utilizar a tecnologia, procure uma empresa de marketing que entende do assunto, procure a Agência Caravela! 

Como usar o QR Code e Obter Benefícios para a Empresa

A Caravela é a sua Agência de Marketing Digital, para esta e outras Estratégias!

As aplicabilidades são várias, os objetivos são inúmeros: o QR Code é capaz de proporcionar diversos benefício sao seu negócio, e melhor, pode ser utilizado em diversos segmentos, com assertividade e retorno certo. O QR Code é mais um exemplo de que estar na internet é muito mais do que somente estar presente. É preciso a presença efetiva. Ter um site, pensar no conteúdo para esta página, incluindo um blog, que precisa ser constantemente atualizado, com assuntos relativos ao seu ramo de atuação. A definição das pautas deve ser feita, pensando nos assuntos do momento e na pesquisa das palavras-chave mais procuradas, nos sites de busca.Tem também o planejamento e a produção de conteúdo para as redes sociais. Há ferramentas específicas para isso. O profissional especialista em mídias digitais é o mais indicado para fazer este monitoramento e indicar os caminhos a seguir. Jornalistas compõem a equipe, como produtores deste conteúdo digital pensado para a otimização e o rankeamento do seu site. Tem ainda os programadores, desenvolvedores e designers para criar e executar um material intuitivo, bonito e moderno. É o marketing digital a serviço do seu negócio.Para planejar a sua comunicação, criar site, fazer a otimização de site SEO, o marketing de conteúdo e a mensuração dia a dia dos resultados, conte com a agência de marketing digital e publicidade e propaganda mais completa do Sul deMinas e Leste Paulista. Para comunicação que trabalha a convergência de mídias, o caso do QR Code, o suporte profissional de uma empresa de comunicação, de publicidade e de marketing digital também faz total diferença! Conte com aAgência Caravela e tenha comunicação digital, efetiva e de resultados, ao seu alcance!

  

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