Inbound Marketing
Conteúdo: trabalhando além da embalagem
![Esta sem dúvida é uma das principais revoluções trazidas pelo Marketing Digital](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fcaravela-cms.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fpostagens%2FIoUPupUC6EZzbIH1gJmYBsplXrv8Y5Eoj5VHnU65.jpg%3FX-Amz-Content-Sha256%3DUNSIGNED-PAYLOAD%26X-Amz-Algorithm%3DAWS4-HMAC-SHA256%26X-Amz-Credential%3DAKIATE7YJH4ME6ZJAKIA%252F20240727%252Fsa-east-1%252Fs3%252Faws4_request%26X-Amz-Date%3D20240727T075237Z%26X-Amz-SignedHeaders%3Dhost%26X-Amz-Expires%3D86400%26X-Amz-Signature%3D122376533e8cfb1555b6fec11a614fdd0624d5ecd1cf1fe04bbd24419ba0e45c&w=3840&q=75)
Esta sem dúvida é uma das principais revoluções trazidas pelo Marketing Digital. Aquela mensagem simples, no imperativo “compre”, “conheça”, e por aí vai, não faz sentido algum aqui. O conteúdo consistente, de qualidade, é fundamental para conquistar a relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Algumas dicas básicas evitam erros.
Defina seus objetivos – Seu conteúdo irá focar em novos lançamentos ou produtos? Será que, mais do que vendas, você deseja aumentar o número de cadastros de sua mala direta ou mesmo que seus textos se tornem a referência no mercado pelo número de links que referenciam seu texto?
Pesquisa – O que o seu público-alvo pesquisa? Através de seus hábitos e relacionamentos, você pode determinar os assuntos e conteúdos mais interessantes para eles e formatar os posts que serão direcionados a eles. Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo?
Planejamento – O estabelecimento de datas e prazos pode ser o diferencial em postagens, além de vincular a eventos que possam potencializar o seu conteúdo quando lançados no dia e na hora certa.
Criação – O conteúdo deve ir de encontro ao que o seu cliente está procurando. Ele deve satisfazer esta demanda e ser útil. Fique atento às palavras-chaves, otimizando sempre o texto. Diferentes plataformas merecem diferentes abordagens.
Publique – Selecione as plataformas mais adequadas para cada público, bem como a sua linguagem e horários.
Divulgue – Integre o seu conteúdo através das diferentes redes sociais de forma que todos possam tomar ciência de sua existência. Adapte sempre o texto para que seja melhor lido e compartilhado.Faça o acompanhamento através de ferramentas de monitoramento para verificar sempre a eficácia dos links, horários e palavras que foram selecionadas. Fique atento a comentários e solicitações que podem surgir, um bom momento para investir também no relacionamento com os leitores.
Parcerias: é interessante firmar parcerias com outros sites e blogs para que eles linkem sua página sempre que possível. Mas é importante que os links estejam bem contextualizados, por isso, o ideal é encontrar parceiros que tenham uma linha de conteúdo relacionada a sua área de atuação.A definição de conteúdo é um trabalho que deve ser feito em equipe. Jornalista, gerente de mídias digitais e designer, juntos com o cliente, mapeando esse caminho repleto de oportunidades.