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Design de embalagens

12.08.20207 min

Design de Embalagem em Poços de Caldas

Uma embalagem bonita, interessante e com o apelo certo é capaz de influenciar na decisão de compra

A cada vez que vamos ao supermercado, nos deparamos com centenas de milhares de produtos. São muitas opções dos mais variados gêneros. É aí que entra o poder do design de embalagem para conquistar o consumidor. Quando você já conhece determinada marca e tem preferência por ela, não vai ter dúvidas na hora da escolha. Agora, se você não tiver referência alguma a respeito de qual produto levar, o apelo visual vai fazer diferença na sua decisão.

Não por acaso, há empresas e profissionais especializados no desenvolvimento e na criação de embalagem. O chamado designer de embalagem é o responsável por este trabalho que é feito, baseado em pesquisas e estudos, no sentido de tornar a embalagem, uma peça chave na decisão de compra do consumidor.

Cor, tamanho, layout: todos estes são elementos importantíssimos na hora de projetar o design da embalagem de um produto. Mas não é só isso! A embalagem muitas vezes é o primeiro meio de contato entre o consumidor e o produto, sendo assim, esta chance deve ser explorada ao máximo, no sentido de conquistar um potencial cliente e fazer com que ele adquira a sua mercadoria. A embalagem “vende” não somente o produto, mas também a identidade da marca, seu posicionamento, além de demais características e atributos do material em questão.   Sendo assim, a embalagem pode ser considerada um veículo de mídia, um último recurso para convencer o consumidor a comprar o que você quer vender. Uma embalagem bonita, interessante e com o apelo certo é capaz de influenciar a decisão na chamada compra por impulso. A embalagem também tem o poder de auxiliar na fidelização do cliente e ainda na construção de uma relação emocional/afetiva com o público. Pesquisas apontam que 2/3 das decisões de compra ocorrem no ponto de venda, portanto a embalagem é aquela última chance de convencimento de quem ainda não tem uma ideia formada de qual produto levar minutos antes de passar no caixa.

A embalagem“conversa” com o consumidor e quanto melhor esse diálogo, melhor será o resultado que é a influência exitosa na decisão de compra. Embalagem e rótulo devem trazer uma harmonia no sentido de trabalhar aspectos racionais e emocionais no imaginário do consumidor. Além de beleza e funcionalidade, o design de embalagem deve ser coerente com a finalidade do produto, ou seja, tudo deve estar em sintonia para fazer sentido ao consumidor, também no momento pós-venda. A versatilidade é outro ponto importante. Se a ideia é atender a diferentes públicos, como pessoas que moram sozinhas, que dividem casa ou famílias, uma boa proposta é oferecer opções em diferentes tamanhos, para diferentes padrões de consumo. É mais uma maneira de “dialogar” com diferentes estilos de vida.

 O que uma boa embalagem deve conter

 

 Edições comemorativas, embalagens colecionáveis ou que podem ser reaproveitadas são algumas situações interessantes. Aquele copo de requeijão bonito que pode continuar sendo utilizado mesmo após o consumo do produto ou aquela garrafa de suco que depois pode acondicionar água na geladeira ou ser transformada em um item decorativo:são exemplos de design que agrega funcionalidades que representam atrativos amais aos consumidores. No caso dos itens colecionáveis, um dos exemplos mais recentes é o da Coca-Cola que fez uma edição especial, rememorando todas as embalagens da famosa e emblemática garrafinha de 290 ml. O pack com seis garrafas históricas provavelmente não será consumido em muitos lares onde residem fãs do produto que fizeram questão de ter mais esta coleção. Por tudo isso, a embalagem ou packing em inglês, é considerada um dos Ps do mix demarketing, por muitos estudiosos. Os demais são: Preço, Praça, Promoção ePessoas. Mas não para por aí. Além de todos os pontos já abordados, é importante lembrar que a embalagem tem papel funcional de proteger o produto, portanto além de beleza, o material escolhido também precisa ser resistente e cumprir este objetivo. A embalagem deve ser atrativa, chamar atenção, inclusive para se destacar em meio aos concorrentes que estão na mesma prateleira. Tem o chamado “efeito espelho”, que nada mais é do que ter elementos visuais que gerem identificação com o consumidor. É como se a embalagem pudesse refletir valores e estilo de vida semelhantes aos de quem vai efetuar a compra. Textos, cores, formas e texturas são ingredientes que trabalham a sinestesia e auxiliam na percepção de que o seu produto é o melhor. Há inclusive a psicologia das cores que embasa de maneira científica, a escolha pelo uso predominante decerto tom para determinado tipo de produto. Facilitar a vida do consumidor é outro diferencial e está ligado a inovação que a sua embalagem pode oferecer.Pode ser um tamanho econômico, anatômico e de fácil manuseio ou com um material diferente e que traz benefícios ao meio ambiente: são argumentos que agregam na identidade do seu produto. Seduzir e se tornar um objeto de desejo é outra função que a embalagem pode desempenhar e com sucesso. Por fim, a embalagem é um meio de comunicação com o consumidor e assim sendo, tem a responsabilidade de trazer as informações necessárias da maneira mais clara e organizada possível. Dados sobre formas de uso, precauções, datas de fabricação e validade, além de cuidados e advertências devem estar na embalagem, de forma legível e de simples visualização. Cada tipo de produto tem informações específicas que precisam ser prestadas na embalagem. Por isso é importante verificar a legislação de cada entidade de classe relacionada a cada tipo de produto, como alimentos, itens de higiene e limpeza ou brinquedos, por exemplo.

 

 O design

 

 Grandes, pequenas, coloridas, monocromáticas, de papel, de plástico, de papelão, o que não faltam são opções. Apesar de toda a variedade, inclusive de preços, é importante tomar o devido cuidado na hora de fazer uma embalagem ou um rótulo.

Em um mercado extremamente competitivo e com margens de lucro cada vez menores, a embalagem pode ser o grande diferencial para os seus produtos tornarem-se mais atrativos. Uma pesquisa feita pela ABRE (Associação Brasileira de Embalagem)mostrou que, para o consumidor final, produto e embalagem são uma única coisa.

Anos atrás, um estudo realizado pela CNI - Confederação Nacional das Indústrias – indicou que 75% das empresas que investiram em design, registraram crescimento nas vendas ao mesmo tempo em que reduziram significativamente alguns custos. Temos inúmeras opções de um mesmo produto e este estudo também mostrou que as embalagens personalizadas, aquelas mais diferentes, que se destacam mais, chamam a atenção do consumidor e consequentemente, são levadas para casa com mais frequência. O atraente, o bonito, o prático, sem dúvidas, cai na preferência na hora da decisão de compra e não é de hoje. A constatação vale para marcas tradicionais e vale para marcas novas também.

 Design deEmbalagem em Poços de Caldas é com a Caravela!

 

 Agora que você já sabe a importância que a embalagem pode fazer para o sucesso do seu produto, sabe também que contar comum designer de embalagem para o desenvolvimento de uma ideia original vai fazer total diferença nos seus resultados. O melhor de tudo é que você tem designer de embalagem em Poços de Caldas, na Caravela Comunicações. Temos experiência em designer de embalagens para alimentos, em diferentes materiais, como embalagens plásticas, embalagens de papelão, embalagens de vidro, entre outras. Somos especializados em embalagem design.

 

Foi a nossa equipe que desenvolveu as embalagens de azeite, óleo essencial e mel da Fazenda Irarema. A Fazenda Irarema possui mais de 120 anos de tradição e história em Poços de Caldas. Foi exatamente esse o ponto chave utilizado para o desenvolvimento da marca e das peças. Ou seja, trabalhamos com o objetivo demostrar sua excelência e tradição.  Além da logo guarda-chuva e suas submarcas, nós desenvolvemos toda a papelaria e as embalagens das linhas de azeite, óleo essencial e mel. Também temos em nosso portifólio, o desenvolvimento de embalagens dos mais variados tipos, para marcas conhecidas nacionalmente, como:La Basque, Di Caramela, Eco Bio Coffee, Café Dona Moça, Café Morro Alto eFazenda Santa Cruz.

Produzimos embalagens personalizadas e pensamos sempre em soluções no sentido de buscar os melhores resultados por meio da comunicação visual. Não fazemos somente embalagem, pensamos no conceito embalagem design, buscando sempre a inovação com tecnologia e praticidade. E fazemos tudo isso, porque a Caravela  nasceu há nove anos em Poços de Caldas, MinasGerais, com um propósito: ser diferente no seu mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital.
Nesse período nos especializamos em atuar nos quatro pilares da ComunicaçãoIntegrada no Marketing: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, ComunicaçãoInterna, Publicidade e Propaganda. Somos uma agência de publicidade e uma empresa de marketing que trabalha com comunicação visual e tem portifólio que inclui cases de sucesso com diferentes marcas. Acesse agenciacaravela.com.br,conheça nosso website ou entre em contato pelo (35) 3722-2350. Também estamos no Face, em https://www.facebook.com/agcaravela Designer de embalagem em Poços de Caldas é com a Caravela Comunicações!

 


 

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