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Marketing Digital

12.08.20206 min

Dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais

O engajamento nas redes sociais vai muito além das curtidas.

Quer aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais? Bom, antes de qualquer coisa, é preciso compreender um pouco melhor o que realmente é o engajamento! A gente te explica nesse artigo! 

Todo mundo que tem um negócio que marca presença nas redes sociais, com certeza tem o objetivo de aumentar o engajamento. Mas será que essas pessoas compreendem o que é realmente o engajamento? Se você responder que é o número de curtidas em um post, a sua resposta pode estar um tanto quanto equivocada. As curtidas contam? Com certeza! Mas há muitos outros fatores ligados ao engajamento. Então, compreendemos que antes de oferecer algumas dicas, é preciso explicar um pouco mais sobre o conceito propriamente dito, entre outras informações! Gostou da temática? Continue a leitura para saber mais! 

Engajamento – O que é:

Como já comentamos na introdução, o engajamento nas redes sociais vai muito além das curtidas. O real engajamento se dá quando as pessoas comentam nas suas publicações, compartilham, salvam, marcam outras pessoas para verem, têm a sua marca em mente e vão até ela quando precisam de algum produto que você oferece. Além disso, o tempo que essas pessoas permanecem nas suas redes sociais também conta: vendo stories ou lendo alguma postagem. Ou seja, engajamento é sinônimo de relacionamento.   

Engajamento – Será que é tão importante assim? 

Claro que é! O engajamento está intimamente ligado ao relacionamento do público-alvo com o seu negócio. Por isso, ele é tão importante. É através da construção de um bom engajamento que as pessoas conhecerão mais o que você tem a oferecer, vão sempre ter acesso às suas postagens e, inclusive, indicar para outras pessoas. Ou seja, mais uma vez: não basta apenas marcar presença nas redes sociais. É preciso que essa presença seja muito bem planejada, para que realmente aconteça um engajamento bacana e não aquele que ocorre através da compra de seguidores ou da compra de curtidas. Aliás, são duas práticas que nós do marketing digital não indicamos e, um dia, abordaremos a temática em outro artigo. 

Engajamento nas redes sociais – Dicas para aumentar:

Bom, agora que você já sabe superficialmente o que é o engajamento nas redes sociais e a importância dele para o seu negócio, vamos às dicas para aumentá-lo? Continue com a gente! 

Dica 1 – Conheça o seu público-alvo:

Você já deve estar até cansado de ler isso. Mas não tem jeito! Em qualquer tipo de comunicação é muito importante compreender com quem você fala, qual a faixa etária, quais são as redes sociais que esse público marca presença, o que ele busca, quais são os seus comportamentos de consumo, suas preferências, entre outros pontos. Dessa forma, você adéqua à linguagem e o conteúdo levando em consideração todos esses aspectos listados acima. E, para gerar engajamento, não poderia ser diferente. Ter um real conhecimento sobre o seu público-alvo é essencial para criar interatividade com ele e, como consequência, uma relação mais próxima.  

Dica 2 – Crie conteúdo de acordo com as preferências do seu público-alvo: 

Quando você compreende o seu público-alvo, fica “mais fácil” criar conteúdo direcionado para ele, de acordo com as preferências dele, com uma linguagem que faz sentido para ele e por aí vai. Lembrando que não é qualquer conteúdo, ta? Precisa ser de qualidade, bem feito, sem erros gramaticais, que possa promover a interação e que realmente chame a atenção das pessoas que buscam os seus serviços. Para compreender a importância do conteúdo basta você pensar o seguinte: ele vai levar para as redes sociais o que o seu negócio tem a oferecer, certo? É a imagem da sua empresa que está em questão. Ou seja, a pessoa que está do outro lado da tela com certeza faz essa “ligação”: se esse conteúdo é bacana, é provável que os produtos também. Querendo ou não, esse pode ser o primeiro contato que o seu público terá contigo: e sim, a primeira impressão geralmente fica. 

Dica 3 – Crie conteúdos que promovam a interação: 

Voltando ao tema criação de conteúdo, também é interessante criar aqueles que incentivem a interação do público com a sua postagem. Seja perguntando qual é a opinião dele, o que ele gostaria de ver, qual produto ele mais gostou (no caso de uma loja de vestuário, por exemplo), entre outras ações. Um recurso muito legal para promover essa interatividade é storie do Instagram. Essa rede social sempre tem alguma novidade nesse sentido e ela pode ser utilizada a favor do seu negócio. 

Dica 4 – Responda aos comentários:

Se você pretende manter vivo o relacionamento com o seu público, é necessário dar continuidade à interação. Responda as perguntas nos comentários, acolha as sugestões e se houver alguma crítica dê atenção. É muito ruim e quebra totalmente o engajamento, quando as perguntas ou comentários simplesmente são ignorados pela empresa. O mesmo é válido para as DM’s ou qualquer outro tipo de mensagem privada. Dê atenção.

Dica 5 – Humanize a sua marca: 

Há várias formas de realizar essa humanização. Mas já pensou que pode ser legal “dar as caras” de vez em quando nas redes sociais do seu negócio? Seja para responder perguntas ou para falar um pouco dos produtos: as pessoas gostam de saber com quem estão conversando e, além de gerar um engajamento bacana, essa relação é fortalecida já que o público também sabe com quem fala.  

Dica 6 – Aumente a visibilidade das suas publicações: 

É óbvio: para aumentar o engajamento é preciso que as sua publicações sejam vistas. Por isso aposte em hashtags que tenham a ver com o seu mercado de atuação, marque sempre a sua localização, planeje postagens patrocinadas, busque os melhores horários para publicar e também os melhores dias da semana!

Dica 7 – Mensure resultados:

Para fechar o artigo, não poderíamos deixar de falar de mensuração de resultados! Por isso, não se esqueça de monitorar as publicações: independente de qual seja a rede social utilizada. É sempre importante compreender quais tipos de conteúdo geraram mais interação e aqueles que não atingiram o público como o planejado. Um dos pontos positivos do marketing digital é poder sempre traçar e readequar estratégias!

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A Caravela nasceu com um propósito: fazer diferente no seu mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Sabemos por que a sua empresa deve estar na Internet e como deve estar para se diferenciar. Somos especializados nos quatro pilares da Comunicação Integrada no Marketing: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade e Propaganda. Algumas Agências até têm coragem para vencer desafios: nós temos o hábito! Entre em contato conosco e saia na frente! Encontraremos a solução ideal para gerar resultados ao seu negócio! 

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