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Marketing Digital

12.08.20206 min

Instagram: uma ferramenta para vender mais

O aplicativo é uma boa forma para manter-se próximo do seu público e, ainda, pode ajudá-lo a vender!

Conseguir se aproximar e se comunicar de forma eficaz junto ao seu público-alvo: esses são dois pontos importantes para aumentar as vendas. E, nesse contexto, as redes sociais têm poder fundamental. Isso porque através delas é possível chegar a esse público e criar conteúdos que realmente sejam relevantes para ele. Falando especificamente do Instagram, o aplicativo é um grande aliado. Por meio dele a comunicação flui de forma simples, prática e rápida e pode ser convertida em vendas. Ousamos dizer, inclusive, que ele é fundamental para quem quer melhorar os resultados do negócio: independente se o foco é vender online ou não!  Lembre-se de que normalmente as pessoas pesquisam na internet antes de comprar! Mesmo que, no final das contas, a compra seja finalizada pessoalmente, elas precisam saber que a sua empresa existe. E é exatamente por isso que neste artigo nós listamos alguns pontos importantes que você deve trabalhar para melhorar as suas vendas, usando como apoio essa rede social! 

Instagram para vende mais - Crie conteúdos de qualidade: 

É extremamente importante criar conteúdo de qualidade para o Instagram do seu negócio e o mais relevante: que ele seja voltado para o seu público-alvo. Mas, antes de criar esses conteúdos, é preciso compreender quem é esse público e quais são os seus comportamentos de consumo. Basicamente é saber com quem você fala e, dessa forma, adequar a comunicação tanto para aqueles que já são clientes, quanto para aqueles que são potenciais. Após compreender todos esses hábitos e comportamentos, aí sim é possível desenvolver conteúdo atrativo. E nesse contexto, independente de qual seja o seu segmento, você precisa mostrar para o seu público-alvo com postagens:

1-Do que se trata a seu negócio e o que ele tem a oferecer.

2-Seus produtos e serviços como opções viáveis no momento que ele precisar comprar.

3-Seus diferenciais: para que o público-alvo veja que o que você oferece é a melhor opção para ele.

A primeira vista parece simples, mas é um processo complexo que envolve não apenas criar conteúdos, mas criar postagens que sejam relevantes e com foco bem determinado. 

Instagram para vender mais – Fomente o engajamento:

Você precisa saber que nas redes sociais, especificamente dentro do Instagram, o engajamento é muito relevante. Ou seja, é importante estimular que as pessoas interajam por meio das suas publicações (curtindo, comentando, compartilhando e salvando) e que você esteja atento para dar continuidade nessa comunicação: respondendo possíveis dúvidas, sugestões, críticas e elogios. Estimule o engajamento através de conteúdo de qualidade (oh ele aqui de novo): tanto no feed com legendas criativas e imagens convidativas, quanto nos stories! Lembrando que esse segundo recurso é muito bacana para conversas com o seu público e, consequentemente, para aumentar suas vendas. É possível criar enquetes, caixas de perguntas e, dessa maneira, gerar proximidade e compreender o que ele quer.

Instagram para vender mais - Mostre que seu produto é indispensável:

Criar essa sensação de necessidade não é algo simples. É importante que você mostre ao seu público que ele realmente precisa daquilo que você está vendendo ou que a sua promoção é imperdível, que vale à pena. Nesse segundo ponto, quanto mais cultivar a confiança e a fidelidade dos clientes, o processo se torna mais fácil. Aposte em postagens que tenham um “quê” de emocional, que mostrem os benefícios do seu produto ou serviço e que proporcionem vantagens. Simplesmente postar o produto é fácil. O grande diferencial de pessoas que usam o Instagram como uma ferramenta para vender mais, é que elas trabalham de forma constante para mostrar que o que oferecem é definitivamente indispensável. 

Instagram para vender mais - Use as hashtags:

Sim, as hashtags são essenciais para fomentar as vendas no Instagram. O que muita gente não sabe é como realmente escolhê-las. É importante que você busque aquelas que têm a ver com o seu segmento de atuação e as mais utilizadas dentro dele. O próprio buscador do Instagram demonstra a relevância de uma hashtag, apontando o número de vezes que ela foi utilizada. Além disso, também é bacana apostar em hashtags pensadas especialmente para o seu negócio: para elevar o nome da sua marca e fazer com que clientes postem os produtos adquiridos na sua loja utilizando essa tag exclusiva. É uma forma legal de gerar engajamento. Lembre-se: as hashtags proporcionam que você cative um novo público e se aproxime ainda mais dos clientes que já conhecem o seu negócio. Tudo vai depender da sua estratégia de marketing digital. 

Instagram para vender mais: Imagem e legenda são quesitos importantes: 

Já comentamos no início deste artigo que conteúdo é muito importante. Neste ponto específico do texto, gostaríamos de frisar a relevância de trabalhar com imagens bacanas e com bons textos. São dois pontos que caminham juntos. Se você está oferecendo, por exemplo, um sapato, capriche na imagem e, de forma alguma, tenha erros de escrita. Isso porque esses erros podem acabar com a sua credibilidade, bem como uma imagem pouco atrativa pode afastar o seu potencial cliente. 

Instagram para vender mais – Aposte em anúncios:

Outra forma de aumentar as vendas é através de anúncios pagos na plataforma. Mas, para isso, é preciso planejamento do que vai anunciar e como vai anunciar. Você pode apostar em anúncios no feed, nos stories e até mesmo por meio de vídeos criados exatamente para essa finalidade. São diversas possibilidades! 

Instagram para vender mais - Planejamento é tudo:

Tudo que citamos nos tópicos deste artigo vai convergir em um assunto: planejamento. É importante ter sim uma conta business no Instagram, mas ela precisa ser bem planejada e isso vai envolver vários aspectos: frequência das publicações (quantas vezes por semana?), temas que serão abordados, melhores horários para postagem, compreensão de quem é o seu público-alvo e como “conversar com ele”, entre outras questões. Ou seja, envolve muito estudo e dedicação. E se você não tem tempo para realizar esse tipo de estudo, nós podemos ajudá-lo! Temos profissionais qualificados para entender o seu segmento, traçar estratégias, criar conteúdo, layout, campanhas e anúncios e, ainda, realizar as postagens da maneira correta. Resumindo: com a equipe da Agência Caravela você terá uma estratégia bem traçada de marketing digital para o seu negócio como um todo e, claro, isso inclui o Instagram! Contate-nos para mais informações e para vender mais! 

Sobre a Caravela – Uma Agência de Resultados:

A Caravela nasceu com um propósito: fazer diferente no seu mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Sabemos por que a sua empresa deve estar na Internet e como deve estar para se diferenciar. Somos especializados nos quatro pilares da Comunicação Integrada no Marketing: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade e Propaganda. Algumas Agências até têm coragem para vencer desafios: nós temos o hábito! Entre em contato conosco e saia na frente! Encontraremos a solução ideal para gerar resultados ao seu negócio! 

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