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Publicidade e Propaganda

12.08.20208 min

Marketing de Conteúdo: Atração, Envolvimento e Geração de Valor

É preciso conquistar!

Não existe mais aquela “obrigação” de assistir a algo, porqueestamos na frente da televisão e temos que ver aquela publicidade, até que ohorário comercial acabe. Se para o público da TV, zapear no controle remoto, decanal em canal, já virou uma regra, para o público da internet, então, isso nemse discute. Isso significa que a sua campanha de divulgação só receberá aatenção devida e terá o efeito desejado, se for bem pensada e atingir o públicoda maneira necessária. É preciso conquistar! 

Marketing de Conteúdo:Atração, Envolvimento e Geração de Valor

On e Off Line

A publicidade dos dias de hoje é dividida nestes dois segmentos.Marketing é derivado do inglês, market, que quer dizer mercado.Explicando melhor: é o estudo e a avaliação de mercado que permitem entender as diferentes formas como empresas e consumidores lidam nesta relação de compra e venda. O marketing é o responsável por criar no imaginário do público-alvo, desejos que se transformam em necessidades, que são atendidas por meio do consumo de bens ou serviços. As mídias consideradas tradicionais: TV, rádio, jornal impresso, revista, além de materiais de apoio como flyers, folders, cartões de visita, etc, são o marketing offline. Focado no público que está sempre conectado nos meios online: sites, redes sociais e blogs, está o marketing digital, crescendo cada vez mais, com o aumento do número de usuários da internet e especificamente, da tecnologia mobile. Então, não basta mais ser web, agora é preciso também ser mobile.

 

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A Obrigatoriedade de se Destacar

Quem quer ser visto, notado, consumido e comentado está na internet. E é muita gente vendendo mais do mesmo, vamos combinar! Se destacar passou a ser obrigatório para quem busca resultados reais. Não é mais suficiente estar, é fundamental ser, para atrair, envolver e gerar valor, tripé que irá diferenciá-lo dos demais. Para isso, existe o marketing de conteúdo, fundamental para as estratégias de marketing digital. Independentemente de qual estratégia seja adotada, o conteúdo é essencial, é ele quem apresenta você para o público, cria relacionamento, engajamento e geração de valor. Como qualquer relacionamento, este também precisa de manutenção, de cuidado. O marketing de conteúdo faz isso, por meio da conquista da relevância. Vale para redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. As aplicabilidades são inúmeras, os resultados são certos para campanhas bem pensadas e no caso da resposta orgânica, este é um trabalho que deve ser idealizado a médio e longo prazo. Trata-se de um caminho a ser construído, afinal, um relacionamento não se solidifica do dia para a noite.

 

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Como Fazer

Vamos tomar como exemplo o Google, que utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank. Baseado em diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será a posição conquistada na busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de pagar links patrocinados e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. Já Adwords é o sistema doGoogle onde empresas que querem anunciar seus produtos inserem publicidade nos resultados do mecanismo de busca e em sites de parceiros do Google através do AdSense, que por sua vez é uma rede de parceiros que possuem espaço disponível no site voltado para o anúncio de terceiros. Os anúncios do Google AdWords funcionam em um sistema de leilão, ou seja, várias empresas disputam a aparição tanto no mecanismo de busca, quanto em sites de parceiros do Google. Cada pretenso anunciante apresenta um lance para determinados temas de busca. O Google confere todas as apostas e seleciona os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas no próprio Google. A escolha da empresa“vencedora” é dada pelo valor do lance e pela relevância do site aos olhos doGoogle (por isso é interessante manter seu site sempre otimizado para o Google e para o usuário). Isso é marketing de conteúdo, estes são os mecanismos.

 

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Usando as Palavras Certas

A qualidade do conteúdo faz total diferença neste resultado e conseguir “brincar” com o que o público quer saber ou tem pesquisado com mais frequência é a grande sacada. Existem programas específicos, que indicam quais são as combinações de palavras-chave mais pesquisadas em um determinado período, de acordo com cada assunto ou tema. A partir daí, é feito um planejamento de conteúdo para a sua campanha, levando em conta estas informações. Este é o princípio de SEO - Search Engine Optimization, em português, também chamado de otimizador de sites. SEO é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site deforma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos é o Google PageRank. Portanto, conhecer as palavras-chave mais utilizadas para a busca de determinado tema ou informação é fator determinante para o sucesso do processo de marketing de conteúdo, mas não é só isso. É necessário trabalhar estas informações com propriedade e coerência, a palavra-chave precisa fazer sentido com o contexto do seu material e da sua natureza de negócio. Um exemplo: vamos pensar em qualquer tipo de negócio em Sorocaba, cidade do interior de São Paulo. Certamente, quando triamos as palavras-chave mais acessadas para a produção do marketing de conteúdo, Fernando e Sorocaba, famosa dupla sertaneja, aparece como uma das combinações mais buscadas. No entanto, não tem sentido usar o nome da dupla, simplesmente porque esta é uma combinação muito pesquisada, ao menos que haja alguma relação real do cliente com os cantores. Resumindo: o marketing de conteúdo precisa ter conexão com a realidade e ser produzido sob a luz da ética e do compromisso com o consumidor, sempre!

Dito isso, veremos a seguir uma metodologia importantíssima para o marketing de conteúdo.

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Metodologia Inbound

Inbound Marketing ou Marketing de Atração em uma tradução livre, é a estratégia que consiste em criar e manter relacionamento com o consumidor. A metodologia Inbound funciona em quatro etapas:

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Atrair

O mundo está cada vez mais digital, não tem jeito, é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados noGoogle, na mídia social ou nos blogs.

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Converter

Aparecendo nestes canais, vão aparecer também contatos, pedidos de orçamento, solicitação pelo seu produto ou serviço. Este é outro princípio do Inbound Marketing: quem procura a empresa é o cliente.

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Fechar

É a consumação do negócio, proporcionada pela estratégia de comunicação adequada, assertiva. Surge aí a oportunidade de enfim, provar que o seu produto ou o seu serviço realmente é o melhor!

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Encantar

Cliente satisfeito é cliente fidelizado. É a melhor propaganda que você pode ter para atrair outros clientes. Na internet então, a propagação dessa mensagem ganha ainda mais alcance. Depoimentos de encantamento seduzem e convencem novos consumidores de que investir em você vale a pena, sem sustos, sem riscos!

Os princípios do Inbound fazem relevante diferença na estratégia de marketing de conteúdo. Com o mecanismo de atrair sutilmente seu potencial cliente, ele gera valor para a sua marca, cria autoridade, aumenta o público das redes sociais e o tráfego dos sites, tem ainda o aumento do engajamento e de leads também. Ou seja, é resposta garantida para a sua comunicação que visa como consequência final, o aumento das vendas.

 

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Dicas Estratégicas

Seu conteúdo irá focarem novos lançamentos ou produtos? É fundamental saber onde se quer chegar.

Também é imprescindível conhecer quem é o seu público-alvo, porque as ações de marketing de conteúdo serão voltadas para ele. O que ele pesquisa? Quais as palavras-chave mais importantes? Como seus concorrentes se posicionam quanto ao mesmo tipo de conteúdo? São informações que vão nortear o seu trabalho. O conteúdo deve satisfazer o que o seu cliente está procurando. Ele deve atender a esta demanda e ser útil. Lembre-se: diferentes canais têm diferentes públicos que pedem abordagens diferentes.

O estabelecimento de datas e prazos pode ser o diferencial em postagens, além de vincular a eventos que possam potencializar o seu conteúdo quando lançados no dia e na hora certa.Planejamento é tudo nesta organização.

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Seja Assertivo, Contrate quem Entende do Assunto!

Planejamento, execução e mensuração: estas costumam ser as três etapas de um trabalho de marketing de conteúdo. Inclui pesquisa, estratégia e avaliação. A Agência Caravela é a mais completa empresa de publicidade do Sul de Minas e Leste Paulista. Para produção de conteúdo digital, comunicação e marketing, conte com uma equipe completa, dinâmica e experiente, conte com a gente!

 

Serviço:

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