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Inbound Marketing

12.08.20207 min

Marketing de Conteúdo – Saiba como Adotar uma Estratégia

A comunicação online é um novo jeito de fazer publicidade e propaganda.

Do panfleto que você pegou no semáforo ao anúncio no intervalo do telejornal: tudo é marketing. E no caso do marketing tradicional, campanhas pequenas a enormes são possíveis de serem executadas, com as mais diferentes estratégias. Gastar mais ou gastar menos vai depender das possibilidades do orçamento e de quanto de público você quer atingir. Enquanto isso, a comunicação online é um novo jeito de fazer publicidade e propaganda. E a ordem agora é criar e manter relacionamento com o consumidor. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas deFacebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, links patrocinados, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização deSEO são algumas ferramentas. Cada uma conversa com um público diferente, de uma maneira particular. Por isso é preciso saber com quem você está falando, antes de partir para ação. Estratégia de conteúdo precisa deste diagnóstico para ser efetiva!

 

Marketing de Conteúdo – Saiba como Adotar uma Estratégia

Identificando o seu Público

O público-alvo é a definição social, econômica e demográfica de quem vai consumir o seu produto. Até tempos atrás, definir público-alvo era o primeiro passo para uma campanha de marketing digital. Mas com a evolução das ferramentas, ser cada vez mais preciso neste momento se tornou necessário e surgiu aí o conceito de persona ou buyer persona, que do inglês significa pessoa comprador ou consumidor, trazendo para a nossa realidade. A persona é considerada mais completa e é caracterizada por umperfil que represente o seu cliente ideal. A ideia é compreender quem é o seu cliente e quais as necessidades dele, informações que vão gerar estratégias demarketing mais assertivas. Além dos elementos verificados pelo levantamento do público-alvo, a buyer persona geralmente traz um nome fictício para humanizar a conexão, uma breve descrição sobre o cotidiano dela, profissão, hábitos de compra, estilo de vida, redes sociais mais utilizadas, hobbies, valores, dores ou queixas relacionadas ao seu produto, dúvidas e anseios, ambições. A persona foca em quem deve ser o foco principal de uma campanha de marketing, o consumidor. Enquanto o público-alvo trabalha com definição ampla de pessoas que podem querer o seu produto, sem falar sobre alguém específico ou sobre hábitos, a buyer persona atua com definição específica, do personagem específico, o consumidor ideal, com detalhes sobre hábitos e trabalho. Daí ser considerada mais completa e com maiores probabilidades de assertividade. Fazer estas análises é essencial para direcionar as ações dentro das diversas estratégias digitais possíveis. Uma delas é o funil de vendas.

 

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Inbound Marketing e o Funil de Vendas

Dentro do Marketing Digital, o Inbound Marketing é uma estratégia dentre as mais procuradas, porque utiliza todos os principais canais de marketing online para atrair e gerar novos clientes. Uma base desta metodologia é o Funil de Vendas. O termo é uma metáfora para explicar o processo e cada uma das diferentes fases pelas quais passa um usuário de internet, até a Jornada de Compras. Simplificando, o funil é uma espécie de filtro para fazer com que a sua comunicação atinja as pessoas certas, ou seja, aquelas com maior potencial de compra para o que você quer vender. Dividido em três etapas: topo, meio e fundo, formadas por outras etapas e gatilhos, com a intenção de dar suporte à jornada de compra, para que a intenção do cliente de fato se concretize em negócio, em conversão.O funil de vendas dá suporte à jornada de compras, que tem quatro etapas:aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra, em uma representação dos caminhos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto ou serviço. Como entendê-la é decisivo para a compreensão do conceito de funil de vendas. Mas nada disso é possível sem um conteúdo relevante e de qualidade, afinal o conteúdo é o combustível de todas estas estratégias. Sem ele, nada acontece.

 

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Técnicas e Dicas para Produção de Relevância

Realidade para buscaras oportunidades certas de cada momento; qualidade porque o seu público quer e anda cada vez mais exigente; surpresa porque quem não gosta de ser surpreendido? É a mistura ideal em busca do conteúdo perfeito! É sempre muito importante produzir conteúdo inédito e constantemente atualizado, com assuntos do momento e que esteja alinhado com a persona ou com as personas que você precisa atingir. Saber com quem você está falando muda até mesmo a linguagem a ser utilizada. O conteúdo é a ponte entre você e o seu possível cliente, nesta construção de um relacionamento de confiança. Prova disso são resultados valiosos como a prova social. Ela vem de clientes que já se beneficiam do seu produto, o famoso boca a boca. Em geral, essa maneira de conseguir potenciais clientes não é previsível. Quando falamos de uma venda mais complexa, é difícil uma venda direta sem falar com um vendedor. Por isso o papel da indicação está justamente em alimentar o funil com novas oportunidades. Para ter boas indicações você precisará de fato entregar valor para o seu cliente. Uma empresa que não está cumprindo o que promete, além de não ter indicações, terá pessoas falando mal de seu produto/serviço, gerando uma associação negativa à marca. Na internet então, a repercussão disso é ainda maior. Os depoimentos das pessoas também são chamados de prova social, muito valorizada na construção de imagem e de reputação de uma empresa, nos dias atuais.

 

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A Importância desta Ferramenta

O marketing de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados e em tempos de tanta competitividade, ser visto pode ser cada vez mais difícil, especialmente na internet, um universo amplo e disputado.Temos públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo credibilidade. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar que é diferente.É aí que entra o marketing de conteúdo, considerado o combustível do marketing digital. Vale para redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. Vamos tomar como exemplo o Google, que utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank. Baseado em diversos critérios, esse ranking classifica conteúdos como mais relevantes ou menos relevantes. Quanto mais relevante, melhor será a posição conquistada na busca. É claro que isso vale para o orgânico, já que existe a oportunidade de pagar links patrocinados e aparecer bem posicionado, mas como um anúncio. São muitas possibilidades que exigem conhecimento e habilidade para as melhores decisões.

 

 

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Serviço:

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