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Publicidade e Propaganda

12.08.20207 min

O que é o Geomarketing?

Útil para segmentar público, entender o consumidor e otimizar as campanhas de marketing digital.

Estratégia mercadológica, para entender aonde está o seu negócio e até onde ele pode chegar. Qual o potencial de vendas de minha loja? Qual o mix ideal de produtos/serviços a oferecer? Qual a melhor estrutura comercial para atender à demanda potencial de meu mercado? Quais materiais de merchandising devo usar para maximizar resultados? Onde e quantas amostras grátis devo distribuir? São respostas que apontam novas oportunidades, tendências e padrões.  Geomarketing ouMarketing Geográfico é uma abordagem de marketing digital para entender, enxergar, planejar e atuar no mercado através de dois elementos: inteligência geográfica e estratégia mercadológica.

 

O que é o Geomarketing?

Inteligência sobre Localização 

Útil para segmentar público, entender o consumidor e otimizar as campanhas de marketing digital. Muita gente não sabe e talvez, você também não. Mas, por meio  do seu endereço IP ou do GPS ativado no celular, você oferece dados valiosos para as empresas sobre o seu perfil, seus comportamentos e interesses. Por exemplo, se você esteve em diversas hamburguerias no último mês, podemos entender que você provavelmente gosta muito de sanduíche né!? Tudo isso é informação, que mesmo sem querer ou sem saber, você transmite a todo momento.

 

O que é o Geomarketing?

O Mapa dos Negócio 

As respostas as estas perguntas geram a visualização de dados mercadológicos, localizados em mapas e que guiam decisões mais assertivas com o entendimento do cenário. Dentro disso, o Geomarketing pode ser utilizado por diversos setores e não somente pela Comunicação. Inteligência de Mercado e Inteligência Competitiva; Planejamento, Estratégia e Negócios;Vendas; Expansão; Marketing e Trade Marketing estão entre as opções. 

 

O que é o Geomarketing?

Relação com o Móbile e oMarketing Móbile

Com um smartphone por perto e o GPS ativado, as marcas têm uma informação valiosa sobre você: a sua localização atual ou os lugares visitados recentemente. Pode até não parecer mas a todo momento, damos informações locais. Naquele check-in pelo Facebook em determinado restaurante ou a publicação de uma foto no Instagram com a localização: tudo isso é informação para estratégias de marketing. Portanto não é exagero dizer que o geomarketing é uma forma de otimizar campanhas de webmarketing, com o intuito de fazer com que o conteúdo entregue em diversas estratégias, tais como: anúncios, notificações, mensagens, e-mails ou posts como o que você está lendo agora, seja relevante e importante para o público.

 

O que é o Geomarketing?

Benefícios

São vantagens competitivas acompanhadas demais assertividade. Ao visualizar a dinâmica de consumo em um determinado território, possibilita análises aplicadas para este determinado espaço. Atua ainda como suporte em processos de eficiência, planejamento, comunicação, promoções, vendas e distribuição. Entre as diversas possibilidades, estão:

Estruturar processos de expansão mais eficientes;

Mapear oportunidades ainda não exploradas;

Definir metas alinhadas ao potencial efetivo de vendas;

Melhorara gestão comercial;

Definir territórios e canais de distribuição com mais assertividade;

Melhorar gerenciamento do relacionamento com clientes e geração de Leads;

Otimizar investimentos em estrutura de vendas;

Melhorara integração omni-channel (lojas físicas, virtuais e consumidores) e gestão de estoques.

O que é o Geomarketing?

Aplicabilidades

São várias e importantíssimas para o processo de tomada de decisão: Identificar a demanda potencial, assim como respectivo potencial de vendas para o produto ou serviço; encontrar os melhores locais para abertura de novas unidades para expansão; monitoramento da concorrência; identificação dos pontos fortes e fracos por região e canais de distribuição; possibilidade de conhecer o perfil de consumo, comportamento e imagem de marca de clientes, ex-clientes e prospects; validação da performance e/ou cobertura de vendas; localização de novas áreas para atuação, além de definição de equipes comerciais alinhadas ao potencial de vendas.

 

O que é o Geomarketing?

Exemplos de Geotargeting

Critérios de segmentação geográfica são oferecidos na maioria das plataformas de mídia paga da web, como Google Adwordse Facebook Ads, ambas que coletam os dados a partir do endereço IP dos usuários. Além de país, região, estado e cidade, em alguns casos, a plataforma oferece também opções de segmentação por CEP, bairro e raio de distância, além da estimativa de alcance para cada seleção. Talvez você já tenha acessado uma página e recebido uma notificação como essa: “esse site deseja saber a sua localização”. Mas por que ele quer saber isso? Óbvio: para oferecer conteúdos personalizados, de acordo com a sua localização no momento. Se o site identifica que você mora no Rio de Janeiro, ele pode apresentar apenas anúncios de lojas da cidade ou no caso do e-commerce, a apresentação dos produtos também pode ser personalizada. Lembrando que o internauta pode ou não compartilhar a localização. Seduzi-lo para isso também é função do geomarketing.

 

O que é o Geomarketing?

Exemplos de Geofecing

Oferta de conteúdo em tempo real de acordo com a movimentação do usuário, captada pelo GPS. Pode ser por meio de uma notificação no celular, um e-mail, ou um SMS. É uma maneira eficiente de atrair novos clientes. Ao identificar que um consumidor está passando perto da sua loja, o comerciante pode disparar uma notificação com um cupom de desconto e incentivar que ele entre no estabelecimento. Este é um exemplo de Geofecing.

 

O que é o Geomarketing?

Exemplos de Geotagging

É a marcação da localização do usuário em uma publicação. É comum que as pessoas usem esse recurso no Facebook e no Instagram, quando estão em um evento, em um estabelecimento ou fazendo turismo em outra cidade, por exemplo.As publicações agregam mais informações sobre o local do usuário, e permitem que as pessoas descubram novos negócios através da experiência da sua rede de contatos. Para os negócios, o principal benefício é a divulgação espontânea da marca. Além disso, as publicações servem também como um feedback para o negócio, já que as pessoas relatam suas percepções sobre o estabelecimento. É uma ótima oportunidade de abordagem pós-venda, especialmente se a experiência não foi boa, para se redimir no processo. Incentive as marcações, criando ofertas e promoções. Fica simpático e dá resultado!

 

O que é o Geomarketing?

Exemplos de Geofiltros

São disponibilizados ao identificar a localização do usuário pelo GPS. O nome da cidade e, algumas vezes, do bairro em que a pessoa está são carregados automaticamente. Os próprios negócios podem criar geofiltros, com a identidade da sua marca, para quando os usuários estiverem no seu estabelecimento ou no seu evento. Em 2016, o Snapchat liberou a ferramenta de filtros sob demanda, o que significa que qualquer negócio pode criar e publicar seus filtros, sob a aprovação da rede. O valor mínimo para criar um geo filtro é de 5 dólares, que cobre uma área de 19 mil m² durante 1hora. O custo é baixo.

 

O que é o Geomarketing?

Desafios do Processo

A maior parte, tanto das informações, quanto das decisões nas corporações, estão ligadas à geografia ou a fatores geográficos. São dados dinâmicos, complexos. O cruzamento das informações do mercado com as informações internas, sem dúvidas, gera decisões mais assertivas. É preciso ter um aparato profissional para este trabalho que envolve levantamento de dados, análise de oportunidades e gestão de processos de negócios. Trata-se de uma engrenagem complexa e por isso, contar com uma consultoria especializada em geomarketing e estratégia mercadológica garante vantagens competitivas para a sua empresa.

 

O que éo Geomarketing?

E o que a Agência Caravela pode fazer pelo seu negócio?

Antes, a preocupação era saber onde estava a sua loja, hoje as empresas de marketing precisam trabalhar pensando no MobileMarketing e em todas as possibilidades que ele traz para o marketing digital. A tecnologia baseada em localização oferece um mundo de possibilidades e de oportunidades para o marketing de empresas. Para aproveitá-las, é fundamental conhecer todas as ferramentas e mais do que isso, dominar as técnicas que fazem parte de todo este processo de otimização da comunicação. Só a agência demarketing mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista pode te auxiliar neste caminho. A Caravela é a sua agência de MKT também para geomarketing. Da concepção, passando por design, conteúdo e pensando na experiência do usuário, temos um time completo para desenvolver, produzir e criar para você, sempre com a preocupação de compreender os anseios do seu público. Com atendimento personalizado, nosso grande diferencial é oferecer em um só lugar, publicidade e propaganda, marketing digital, comunicação interna e desenvolvimento web e mobile. Entre em contato com a Agência Caravela e também conheça de perto os avanços do Marketing Digital, incluindo o geomarketing.  Planejamento de comunicação, pesquisa de mercado e de palavras-chave, consultoria de marketing e produção de conteúdo para a melhor estratégia: temos uma década de experiência em comunicação, incluindo a comunicação digital. DesenvolvimentoWeb – do site ao aplicativo, isca digital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, GoogleAds, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são alguns dos serviços de marketing digital daAgência Caravela. Acesse agenciacaravela.com.br, conheça nosso website ou entre em contato pelo (35) 3722-2350. Também estamos no Face, em https://www.facebook.com/agcaravela.

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.200, Centro – Poços de Caldas (MG)

Telefone: (35) 98445-4305

Site: www.agenciacaravela.com.br/

 

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