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Inbound Marketing

12.08.202010 min

O Valor de um Conteúdo Autêntico e com Propósito

Conteúdo é a palavra da vez!

Conteúdo é a palavra da vez, quando pensamos na comunicação do século  XXI.Não por acaso, o conteúdo é considerado o combustível do marketing digital e daí a existência do marketing de conteúdo. Propósito, consistência e relevância são três características importantíssimas para um conteúdo autêntico e que faça a diferença de fato, para o público. 

O Valor de um Conteúdo Autêntico e com Propósito

Informação como Ferramenta deProspecção

O marketing digital inverteu a lógica do relacionamento consumidor – serviço ou consumidor - produto. Nesta engrenagem, a comunicação é feita para que o consumidor procure você e não o contrário. Por isso, o marketing digital faz parte da etapa de prospecção de clientes, neste atualizado contexto. Do dicionário, prospecção é substantivo feminino que significa ato ou efeito de prospectar. Aparece também como o conjunto de técnicas relativas à pesquisa, localização precisa e estudo preliminar de uma jazida mineral ou petrolífera. Por metáfora, é a sondagem de sentimentos e pensamentos alheios. Portanto, prospectar significa buscar. Uma das ações do marketing digital é prospectar clientes. Como fazer isso, por meio de um conteúdo autêntico e propositivo, é o que você vai entender neste post.

O Valor de um Conteúdo Autêntico e com Propósito

Marketing Tradicional X Marketing Digital

O marketing tradicional está ligado aos veículos considerados offline, tais como: televisão, rádio, jornais, produtos impressos, entre outros. Entre as vantagens estão: visibilidade, alcance alto, público de faixas etárias mais elevadas, além de durabilidade maior, porque “o papel dura”, já diz a frase. Do panfleto que você pegou no semáforo ao anúncio no intervalo do telejornal: tudo é marketing. E no caso do marketing tradicional, campanhas pequenas a enormes são possíveis de serem executadas, com as mais diferentes estratégias. Gastar mais ou gastar menos vai depender das possibilidades do orçamento e de quanto de público você quer atingir. Enquanto que a comunicação online é um novo jeito de fazer publicidade e propaganda. Com o mundo cada vez mais digital, este é um caminho sem volta! Sua marca, sua empresa, produto ou serviço, precisam ser encontrados no Google, na mídia social ou nos blogs. E a ordem agora é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem tendo que se adaptar a estas mudanças. Não é que uma seja melhor do que a outra, mas são estratégias diferentes que atingem públicos diversos e que podem se complementar em importantes momentos. Em meio a tanta concorrência, com tanta gente fazendo mais do mesmo, é necessário se destacar, mostrar porque é especial. Desenvolvimento Web – do site ao aplicativo, iscadigital, automação de marketing digital, anúncios em canais do Youtube, campanhas de Facebook Ads, Linkedin Ads, Google Ads, remarketing, catálogo digital, consultoria e gestão de mídias sociais, além de otimização de SEO são alguns dos serviços de marketing digital.

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O MarketingDigital neste Contexto

Ranqueando pelo SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso. O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante na internet. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google Page Rank. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.

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O SEO On-page
São todas as estratégias utilizadas na página da empresa.Portanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site.A escolha de um título otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo de estratégia On-page.

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O SEO Off-page
O SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que também influência no seu posicionamento nos buscadores. Elas devem ser relacionadas, de modo que uma complemente a outra, para que ambas contribuam para aumentar o tráfego da sua página. Veja algumas estratégias Off-page, que ajudam a conseguir mais links para o seu site: É interessante firmar parcerias com outros sites e blogs para que eles linkem sua página sempre que possível. Mas é importante que os links estejam bem contextualizados, por isso, o ideal é encontrar parceiros que tenham uma linha de conteúdo relacionada a sua área de atuação.

 

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Perguntas Importantes

O que seu produto/serviço resolve de problema?

Quem é a pessoa dentro da empresa que tem esse problema?

Qual o impacto desse problema no dia a dia dela?

O que a pessoa precisa ter para se beneficiar do seu produto/serviço?

Quanto de recurso financeiro precisa ter para se beneficiar da sua solução?

Se você pudesse focar em apenas um tipo de cliente, qual seria?

As respostas para essas perguntas trazem um Lead. As respostas para essas perguntas permitem a você conhecer melhor sobre o seu público e sobre a sua empresa. Isso é fundamental para produzir um conteúdo conectado com o público-alvo específico.

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O Lead

Muito mais doque endereços de e-mails, Leads são e devem ser encarados como oportunidades de negócios. Sim, porque cada um que investiu tempo, preenchendo seu formulário, demonstrou interesse no que viu ou mais do que isso, tem um problema a ser resolvido e acredita que você pode ter a solução. Mas este é apenas o primeiro passo desta jornada. Com um ‘empurrãozinho’, o processo tem mais chance de resultados satisfatórios. Vamos tomar como exemplo a Agência Caravela e as áreas de atuação da empresa. Se você acredita que precisa de mais visibilidade para a sua empresa e começa a receber de nós, conteúdos e informações que te ajudem a entender melhor, o que nós podemos fazer pelo seu negócio, este é o embasamento que pode fazer a diferença na sua decisão em ser nosso cliente.Basicamente é assim que funciona com outros diferentes segmentos.

 

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O Funil de Vendas

 

Normalmente, ele é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Todas estas são formadas por outras etapas e gatilhos, com a intenção de dar suporte à jornada de compra, para que a intenção do cliente de fato se concretize em negócio. Isso significa que as etapas do funil de vendas estão intimamente relacionadas às fases de uma jornada de compra.

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Topo: Aprendizado e Descoberta

Nessa fase, também conhecida por ToFu (topof the funnel), os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, até então desconhecido. Também chamada de etapa da consciência, pois é despertada após entrarem em contato com a sua empresa. O papel nesta fase é oferecer conteúdo rico, como infográficos e eBooks, que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário. Ao fornecer dados, como nome, email e profissão, o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

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O Marketing Digital nesteContexto 
Meio: reconhecimento e consideração

Conhecida porMoFu (middle of the funnel),estamos lidando com os Leads em busca de resolver necessidades, ainda que não saibam bem como. Nosso papel é ajudá-los com dicas e técnicas. O trabalho deve ser no sentido de amadurecer e qualificar os Leads, para mais um passo no funil de vendas.

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Fundo

Decisão NoBoFu (bottom of the funnel), os Leads qualificados tornam-se oportunidades:estão prontos para serem abordados pelo time de vendas. A relação de confiança estabelecida entre você e cada um deles faz com que você seja visto como uma referência no assunto e alguém com quem podem negociar. Por isso o SEO é tão importante, porque ele cria estas referências e consequentemente, confiança e respeito. Esse funil de vendas fecha quando os prospects realizam a compra e se transformam em clientes, gerando a buscada conversão de Leads.

 

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A Jornada de Compra

O funil de vendas dá suporte à jornada de compras, que tem quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra, em uma representação dos caminhos que o cliente percorre até a aquisição de determinado produto ou serviço. Como entendê-la é decisivo para a compreensão do conceito de funil de vendas, faremos uma pausa para abordá-la deforma mais detalhada. A jornada de compra tem o objetivo de representar os passos que o cliente percorre até a aquisição. Em geral, ela é constituída por4 etapas:

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A Indicação e a ProvaSocial

De clientes que já se beneficiam do seu produto, o famoso boca a boca. Em geral, essa maneira de conseguir potenciais clientes não é previsível. Quando falamos de uma venda mais complexa, é difícil uma venda direta sem falar com um vendedor. Por isso o papel da indicação está justamente em alimentar o funil com novas oportunidades.Para ter boas indicações você precisará de fato entregar valor para o seu cliente. Uma empresa que não está cumprindo o que promete, além de não ter indicações, terá pessoas falando mal de seu produto/serviço, gerando uma associação negativa à marca. Na internet então, a repercussão disso é ainda maior. Os depoimentos das pessoas também são chamados de prova social, muito valorizada na construção de imagem e de reputação de uma empresa, nos dias atuais.

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Faça com a Agência Caravela!

O marketing de conteúdo é fundamental para conquistar relevância e manter relacionamento com o seu consumidor. Para todas as estratégias, citadas neste texto, o conteúdo é um diferencial. Temos públicos cada vez mais diversificados e segmentados que em contrapartida, respondem melhor a mensagens pensadas e direcionadas estrategicamente. O caminho é criar e manter relacionamento com o consumidor. A propaganda tradicional vem perdendo credibilidade. É aí que entra o marketing de conteúdo, considerado o combustível do marketing digital. Vale para redes sociais que buscam engajamento. Vale para sites e blogs que querem aparecer nas primeiras posições, nas páginas de busca. Vale para páginas ou perfis nas redes sociais que querem se destacar. Conte com 10 anos de experiência, da agência digital mais completa do Sul de Minas e Leste Paulista. Além de estudar o cenário, planejar estratégia, prestamos consultoria e executamos marketing digital nos diferentes canais possíveis. Isso faz da Caravela a sua agência de marketing, marketing de conteúdo e marketing digital. Nossa equipe conta com publicitários para atendimento, jornalistas para conteúdo exclusivo, designers para criação, desenvolvedores e programadores para web e mobile e gerente de mídia para pensar o seu marketing digital. Isso significa que em um só lugar, você tem estudo e definição de estratégias, produção das peças e mídias a serem utilizadas e aplicação com acompanhamento e mensuração dos resultados. Para desenvolvimento de conteúdo, assessoria de imprensa e desenvolvimento web, dentre outros serviços, conte com a agência de publicidade mais completa da região, conte com a Agência Caravela, para oferecer autenticidade e propósito nas suas ações de comunicação!

Serviço:

Agência Caravela

Localização: Rua Rio Grande do Sul, 1.182, Centro – Poçosde Caldas (MG)

Telefone: (35) 3722-2350

Site: www.agenciacaravela.com.br/

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