Marketing Digital
SEO: o segredo para aparecer nas primeiras páginas de busca
![Sites de busca, também chamados de motores de busca](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fcaravela-cms.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fpostagens%2F0LLlFiDLiHfAQdjZKSBv98gaN7wJPdLXiItEGS3j.jpg%3FX-Amz-Content-Sha256%3DUNSIGNED-PAYLOAD%26X-Amz-Algorithm%3DAWS4-HMAC-SHA256%26X-Amz-Credential%3DAKIATE7YJH4ME6ZJAKIA%252F20240727%252Fsa-east-1%252Fs3%252Faws4_request%26X-Amz-Date%3D20240727T064109Z%26X-Amz-SignedHeaders%3Dhost%26X-Amz-Expires%3D86400%26X-Amz-Signature%3D15c399d46b97d94e9bc529a89b419dfa32b6a5b58bb52895f4103e41bc446afc&w=3840&q=75)
Sites de busca, também chamados de motores de busca, mecanismos de busca, mecanismos de pesquisa ou simplesmente buscadores, são hoje a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. Por isso, estar bem posicionado nestes resultados é a chave do sucesso na internet. E isso não ocorre por acaso.SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em português, conhecido como otimizador de sites. É um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar as páginas mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, sem pagamento para isso.
O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardados a sete chaves pelos sites de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site.
O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em uma busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web.
Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelo site de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela.
O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.Títulos e subtítulos: precisam ser claros, conter as palavras-chave principais e obedecer a hierarquia h1, h2, h3. Ou seja, o título deve estar formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por diante.Isso contribui para que o conteúdo fique visualmente mais agradável e também para que os robôs dos sites de busca percebam como o conteúdo está organizado e qual é a ordem de relevância de cada título dentro do texto.
SEO On-page São todas as estratégias utilizadas na página da empresa. Portanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site. A escolha de um título otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo de estratégia On-page.SEO Off-pageO SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que também influencia no seu posicionamento nos buscadores.Elas devem ser relacionadas, de modo que uma complemente a outra, para que ambas contribuam para aumentar o tráfego da sua página.
Veja algumas estratégias Off-page, que ajudam a conseguir mais links para o seu site:Meta descrição: é o resumo do conteúdo da página. Cada página deve ter sua meta descrição e é importante que elas não tenham mais do que 160 caracteres. Também devem ser instigantes, para que o leitor queira acessar o site ao ver o resumo da sua página no site de busca.URLs amigáveis: é importante observar a URL criada automaticamente pelo site e alterá-la, caso necessário. Uma URL cheia de números e símbolos é bem menos interessante do que uma URL que contenha o assunto tratado na página, certo? Observe os exemplos:
www.minhamarca.com.br/ip=2454870&02. www.minhamarca.com.br/otimizacao-de-sitesA segunda opção é muito mais amigável e agradável, por isso, é mais indicada.