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Processo de vendas e Jornada de compra

12.08.20207 min

WhatsApp: aliado da comunicação e das vendas

Você já parou para pensar que o WhatsApp pode ser uma ferramenta extremamente relevante

A grande maioria das pessoas tem o WhatsApp como uma forma primordial de comunicação: esse é um fato. Mas que tal utilizá-lo para estar mais próximo do seu público-alvo e para alavancar as vendas do seu negócio? Neste artigo nós listamos algumas dicas para inserir o aplicativo no cotidiano da sua empresa: de forma profissional!

Você já parou para pensar que o WhatsApp pode ser uma ferramenta extremamente relevante para o seu negócio? Seja para aumentar as vendas ou até mesmo para se aproximar do seu público-alvo. Além disso, o aplicativo é uma forma de comunicação rápida e eficaz. As possibilidades são muitas e você precisa utilizá-lo da forma correta: sempre sem misturar os contatos pessoais, com os contatos profissionais. E é justamente esse assunto que vamos abordar neste artigo: algumas dicas para inserir ou usar melhor o app no cotidiano da sua empresa. Gostou do tema? Continue a leitura para saber mais!

1 - Antes de qualquer coisa, instale a versão Business:

Já falamos na introdução desse artigo, que é importante não misturar os seus contatos pessoais, com os contatos da sua empresa. Por isso, o primeiro passo é instalar o WhatsApp Business. Ele é repleto de funcionalidades que vão facilitar o seu dia a dia de trabalho: uma delas é o envio de respostas automáticas. Essa versão do app também permite que você compreenda se a estratégia adotada é eficaz ou não, já que ele tem a possibilidade de apresentar métricas como, por exemplo, quantas mensagens realmente foram lidas. Com o Business, também dá para criar um catálogo com os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

2 - Crie listas de transmissão:

Já imaginou tentar escrever mensagens de maneira exclusiva para cada contato salvo? Difícil e cansativo, não é mesmo? Para facilitar o processo crie uma lista de transmissão, dessa forma seu público-alvo vai receber as mensagens separadamente e terá sim a impressão de que o conteúdo foi escrito exclusivamente para ele. Importante lembrar que grupos não são legais e, normalmente, as pessoas não gostam de ser adicionadas sem permissão. Por isso, fique atento às boas práticas e não transforme algo que pode ser fantástico para a comunicação, em algo ruim para a sua audiência e para o seu negócio. Respeito é bom em todos os aspectos. 

3 - Oferecer um bom atendimento é essencial:

Atendimento presencial ou online é um fator determinante em um negócio, independente de qual seja o ramo de atuação.  E, claro, que com WhatsApp Business não poderia ser diferente. Porém, é extremamente comum que as pessoas adotem a ferramenta para facilitar o dia a dia de trabalho, mas se esquecem de dar atenção para as mensagens que chegam ali. Ou seja, se um potencial cliente chega até o seu negócio e preferiu o contato via WhatsApp, é porque ele realmente tem urgência naquilo que a sua empresa oferece. Caso você não dê a atenção e o atendimento necessários, pode ser que ele opte por outra empresa. Por isso, é interessante:

1-Determinar um horário e dias da semana, para atender as demandas que chegam via WhatsApp. 

2-Estar realmente disponível para responder as demandas nesses horários pré-determinados. 

3-Caso você não tenha essa disponibilidade, contrate alguém para atender exclusivamente os clientes em potencial que chegam por meio do aplicativo.

4 - Divulgue o contato de WhatsApp da sua empresa para aumentar a lista de transmissão:

Já falamos que não é bom adicionar pessoas sem permissão em grupos de WhatsApp. E, claro, adicionar números sem consentimento de uma forma geral não é legal. Então como eu faço para aumentar a minha lista de contatos? Existem as mais variadas formas! Se você tem um espaço físico para o seu negócio, pergunte ao cliente se ele gostaria de ser adicionado na lista. Outra forma é divulgar o número através de outras redes sociais como o Instagram e o Facebook. Uma dica importante é oferecer algo em troca para quem topar compartilhar o número: pode ser um desconto para a próxima compra, uma consultoria gratuita, um e-book, entre outras propostas. Para saber qual é a ideal, antes é necessário compreender um pouco mais sobre as preferências do seu público-alvo. Resumindo: é possível aumentar a lista de contatos, sem ser indelicado com a sua audiência. 

5 - Marketing de Conteúdo é indispensável:

Para chamar a atenção do seu público-alvo, é necessário apostar no marketing de conteúdo e, através dele, oferecer materiais que sejam realmente interessantes como dicas e informações que tenham ligação com o segmento que a sua empresa está inserida. O legal é que esses materiais podem ser entregues das mais diversas formas: vídeos, imagens e áudio. Ou seja, não basta apenas oferecer dados sobre seus produtos e serviços. É preciso ir além e se transformar em uma referência no meio de atuação. 

6 - Use a linguagem correta:

Assim como falamos que é importante criar conteúdos que sejam relevantes para o público-alvo do seu negócio, a linguagem também precisa ser coerente. Com quem você fala? Qual é a linguagem mais utilizada por esse grupo? Entender tudo isso vai ajudá-lo a escrever de acordo com a forma que essas pessoas se comunicam!

7 - Crie um cronograma de postagens:

Assim como já abordamos a importância de se criar um cronograma para redes sociais como o Instagram e o Facebook, o mesmo é válido para informações que serão repassadas via WhatsApp. É legal programar o que será enviado durante a semana! Para isso, crie um cronograma e se organize!

8 - Nada de mensagens longas, ok? 

Acreditamos que todo mundo já sabe que, de uma maneira geral, ninguém gosta de receber mensagens longas e que vão demandar um maior tempo de leitura. Então, vá direto ao ponto! Se a sua mensagem for de áudio, seja mais conciso ainda. Mais uma vez: o WhatsApp é para ser usado de forma a aproximar as pessoas do seu negócio e não afastá-las. Por isso, essas regras de boas práticas são essenciais! 

9 - O WhatsApp também pode ser uma forma de saber a opinião do seu público-alvo:

É importante saber como foi à experiência e a opinião da sua clientela com a sua empresa! Por isso, de tempos em tempos, promova pesquisas de satisfação:

1-Como você avalia o atendimento? 

2-O que faltou nesse atendimento?

3-O que pode ser melhorado?

4-O produto satisfez as suas necessidades?

5-Compraria de novo? 

6-Indicaria os nossos produtos ou serviços para um conhecido? 

7-Você gosta dos conteúdos enviados via WhatsApp?

8-Como podemos melhorar? 

9-O que você gostaria de ver por aqui?

Esses são apenas alguns exemplos e as perguntas não precisam, necessariamente, ser enviadas de uma vez só. Você pode dividir por temas: “atendimento presencial”, “satisfação com o produto ou com o serviço” e “informações enviadas por WhatsApp”. Não tenha medo das respostas. Caso receba algum feedback negativo, você terá a oportunidade de melhorar nessa área da sua empresa!

10 - Conte com a nossa equipe:

Precisa de um planejamento de conteúdo para o WhatsApp e outros meios de comunicação? Entre em contato conosco! Afinal, temos profissionais amplamente qualificados para tal! Você não vai se arrepender!

Esperamos que você tenha gostado desse artigo e que ele seja útil para você usar o WhatsApp a favor da sua empresa! Até mais!

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A Caravela nasceu com um propósito: fazer diferente no seu mercado. Isso significa estar conectada ao que há de mais atual na área de comunicação e marketing digital. Sabemos por que a sua empresa deve estar na Internet e como deve estar para se diferenciar. Somos especializados nos quatro pilares da Comunicação Integrada no Marketing: Marketing Digital, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Publicidade e Propaganda. Algumas Agências até têm coragem para vencer desafios: nós temos o hábito! Entre em contato conosco e saia na frente! Encontraremos a solução ideal para gerar resultados ao seu negócio! 

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